quinta-feira, 9 de abril de 2009

O papel do Papel Jornal - ONG oferece curso de jornalismo para jovens da periferia de São Paulo

São Paulo - Fotografando. Foi assim que surgiu a idéia que daria início à ONG Papel Jornal, conforme disse a jornalista Roseli Lotturco em entrevista coletiva realizada com estudantes de jornalismo no Centro Universitário Sant'Anna, no ultimo dia 31. A ONG que atua no Jardim Ângela, periferia de São Paulo, já possui mais de 10 anos oferecendo cursos de jornalismo para jovens da região. Roseli, que já chegou a morar no Jardim Ângela, disse que os jovens possuíam um excelente senso crítico, mas faltava organizar as idéias.

A respeito do fato que deu início a idéia do projeto, a jornalista conta que uma amiga do jornal "A Folha de S. Paulo", tentava fotografar no bairro e foi barrada por alguns moradores. Esses moradores reclamavam que a imprensa só ia à periferia para tirar fotos da "desgraça". Questionados pela fotógrafa, de como poderiam ser ajudados, os mesmos disseram que tinham vontade de aprender a fotografar. A partir daí, um grupo de jornalistas organizou o projeto.

Hoje, Roseli é professora de texto na ONG e mostrou com orgulho na coletiva, as matérias produzidas pelos jovens, que batizaram a primeira edição como "Desabafo". "Eles procuraram nos dicionários e encontraram essa palavra, cujo significado dizia: 'algo que superamos/ reorganizamos", conta Roseli. A mesma ainda afirma que o pior problema que os textos enfrentam é o preconceito das classes A e B, que observam como dó. "Olhar de baixo para cima e de cima para baixo não rola", diz a jornalista a respeito dos jovens.

Perguntada se o projeto seria levado a outros bairros, Roseli disse que infelizmente não há como. Segundo ela, apesar de ajudar bastante, o mesmo é financeiramente limitado, citando por exemplo a impressão do jornal, que ela afirma ser cara.

A jornalista se surpreendeu com o último tema levantado pelos alunos, que foi a "Crise econômica". "Fiquei super feliz, pois além de ser um tema que eu gosto, com certeza será um desafio para eles", diz Roseli que é jornalista especializada em economia e escreve em outras áreas também.

Um comentário:

  1. Ainnnn muito me orgulha ter visto a produção deste texto... Meninooo vc escrevee bem demais.... parabéns.... bjss =)

    ResponderExcluir