domingo, 31 de maio de 2009

Trabalhar e estudar? Conforme-se!

O relógio que toca às seis da manhã parece mais um instrumento de tortura. O primeiro pensamento que passa na cabeça é: "já?". Não lembro de ter dormido. Na verdade acho que fechei apenas os olhos e esse maldito já vem me incomodar.
Pouco a pouco o cérebro está recuperando o que consegue. Tenho a mania de dizer que ele está funcionando com apenas 10% de sua capacidade: o suficiente para eu levantar e andar... aos poucos ele vai acordando e com isso as memórias do dia anterior.
Vamos repassar mentalmente... hoje tenho dezenas de planilhas para importar no meu trabalho. Disso não há como fugir. Depois... Lembrei! Já ia me esquecendo foi isso que me fez dormir ainda mais tarde: o trabalho que tenho que apresentar depois de amanhã. Às vezes acho que tenho dezenas de almas. Sim... É a unica explicação que encontro para "tentar" dar conta das inúmeras atividades. O emprego exige esforço extra para dar conta dos seus interesses. O estudo exige um esforço extra ainda maior para dar conta das minhas atividades. "Se fosse fácil, todo mundo era formado no Brasil"... Quantas vezes já ouvi essa frase... Um tapinha nas costas dizendo: "Um dia o esforço vai trazer resultados".
Vida de estudante não é fácil. Todo mundo está cansado de saber. Somar isso a emprego, acho que é uma loucura total. É um ciclo. Trabalhe para manter a faculdade. Estude para manter o emprego. Onde ficamos nesse meio? Às vezes tenho a sensaçâo que tudo està sendo sugado... Será que vou conseguir aproveitar a recompensa, se é que ela existe, de tanto esforço? Haverá algo dentro de mim?
Olho as pessoas que estão ao meu redor. Parece que todo mundo está tão... Conformado. É acho que essa é a palavra. Num dia desses me surpreendi ao reparar que tal conformismo, assim como o meu próprio, era fachada. Reuni-me com um grupo de amigos na sala e começamos a falar da quantidade de trabalhos que somos exigidos na faculdade e no emprego. Quase choramos todos juntos. Parece exagero? Não, não é. Aquilo serviu como mais desespero e como alívio ao mesmo tempo. Nada vai mudar. Quer se formar.... Vai ser assim. Mas você não está sozinho. Outra vez o conformismo me dominando.
Acho que pensei demais. É melhor eu desligar o chuveiro e me vestir logo, ou vou me atrasar. Chuveiro é o único lugar para pensar. Fato. Deus, se existir peço perdão pela minha frase tão pecadora: estou sem tempo até para conversar com "Ele". Feriado, final de semana. Esquece. Vou ter que fazer hora extra e o tempo restante terminar aquele trabalho importantíssimo para apresentar na segunda-feira. Ninguém vai querer saber do meu cansaço. Todo mundo passa por isso. Vamos nos conformar: É a vida!
Não falei que ia me atrasar. Se eu não correr vou perder o emprego, parar a faculdade e ser sustentado pelos meus pais, o que não os agradaria muito. Mas um pouco de rebeldia não faz mal a ninguém. Por que não faço isso? Nossa perdi o ônibus... Que droga! Vou correr para alcançar outro. Depois eu penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário