segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Israel e Bla Bla Bla (Parte III)


Como adulto que ainda não sou,

O jornal está com uma manchete super escandalosa: Na foto, uma criança chorando. Não sei porque ainda apelam para esse tipo de sensacionalismo. Nada impressiona mais. Bombas, Oriente Médio, Israel, Palestina e todo esse blábláblá.
Nem uma criança que pergunta inocentemente, o porquê da briga desse povo todo, não impressiona.
Tento explicar, mas logo desisto. Como explicar algo que eu não vivo? Por mais que eu tenha me afundado em estudos, por mais que jornais, televisão e internet tenham me bombardeado com a notícia, eu não sei!
Tem certas coisas que apenas sentindo na pele para explicar, acho que é o caso.
Não vai impressionar número de crianças, e civis mortos, sabe por quê? Sempre haverá a amenização ‘a maioria foram militares mortos’.
Será que viramos loucos? São pessoas! Pessoas que morrem!
A arte da guerra evoluiu muito. Nada impressiona, o que impressiona, há muito, foi aprendido e como todo erro aprendido, foi corrigido.
Já reparou que as bombas são mostradas do alto? Apenas a bola de fogo, parecem fogos de artifício. Não fosse a guerra, seria espetáculo (ué... não é?). Depois.... apenas os destroços. Dá pra perceber que ali há vitimas?
Por que não mostram mais a destruição dos corpos, causadas pelas bombas? Por que não mostram os feridos se agonizando?
Não! Não sou nenhum maníaco por sangue e carnificina, se eu fosse, eu faria a carnificina. Não desejo ver fotos nem imagens aterrorizadoras. Sabe por que? Porque impressionam! Dá dó. Dá dor. Dá pra sentir na pele um pouquinho do que se sente. Dá pra se sentir culpado e numa guerra, tudo que menos se quer é a culpa. A culpa é coisa para os fracos. O mundo é coisa para os fortes.
Francamente, desisto de entender o mundo.
Deixe para os jovens. Ou quem sabe, no futuro, as crianças.

Um comentário:

  1. È relamente vc tem razão, é dfícil entender o q não se tem explicação, falta amor no coração, falta educação, falta acreditar q Deus existe, e q independente de ser para um Israelense,um americano, um paquistanes, ou mesmo para um brasileiro ele é um só, e disse:"amaí-vos uns aos outros como a si mesmos".....eles estão esquecendo disso, se é q sabem q essa frase existe...de qualquer forma, acredito que um dia essa guerra vai acabar....nem q seja quando restar apenas um soldado na batalha, o qual implorará a Deus pelo seu perdão, afinal ninguém tem o direito de tirar a vida de todo e qualquer ser humano a não ser Deus.
    Renata Ferreira

    ResponderExcluir