segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Big Zoo Brasil


Outro começo de ano e já estamos acostumados com o que vem. Chuvas, férias, trânsito menor nas avenidas, congestionamento nas estradas, minisséries globais (este ano tivemos da Record também) e o Big Brother Brasil.
Sabemos que não importa o quão fútil e, querendo ou não, inútil seja o programa, não importa, vamos ficar colados na televisão para saber o que há por vir. Será o assunto de amanhã, depois de amanhã e por aí vai. Você viu o paredão? Você viu em quem Fulano votou? Aqueles dois vão acabar “se pegando”! Normal. Todo mundo comenta isso. Eu também ué, quem não gosta de dar uma espiadinha?
Há aqueles mais resistentes: dizem não. Conheço dezenas de pessoas assim, mas sinceramente, acho que uma vez ou outra caem na tentação de saber quem é o gostosão ou a gostosona da vez. Bom, isso tudo não é novidade para ninguém. Há alguns que julgam que aquilo tudo é combinado, outros que acreditam que não, enfim... não vamos entrar nessa discussão.
O que me impressionou nesta edição do Big Brother Brasil, que começou no dia 13 de janeiro, foi a criação da chamada “casa de vidro”, onde quatro concorrentes ficaram por uma semana para conquistar o público de um shopping e ter a chance de entrar no programa e quem sabe ganhá-lo. Nem cheguei a ver se a disputa já acabou e nem quem ganhou. Isso pouco importa, logo, logo saberei. Mas... o que está acontecendo? Tudo bem, o formato do Big Brother Brasil sempre foi de um zoológico, onde aspirantes à fama, exibem seus corpos ou sua simpatia 24 horas para conquistar um público que os vigia e até admira, mas, aumentar ainda mais essa idéia não é nada legal.
Faltou ao público apenas anunciar: isto é o Big Zoo Brasil, bem vindos! Quatro seres humanos, que têm de ficar com suas bochechas doendo de tanto sorrir, são os animais da vez, exibidos para o público de um shopping que os observa com curiosidade, a mesma como se observa um leão ou um tigre, com a diferença de que esses últimos não pediram para estar ali.
Li hoje numa coluna do jornal Folha, o que diria George Orwell a respeito do Big Brother, inspirado em sua grande obra “1984”, e tenho certeza... ficaria horrorizado. O Grande Irmão com certeza não é nada disso. Aliás, o Big Brother não passa do divertimento criado para acalmar os proles, como citado no livro e como realmente acontece, mas hoje, a dimensão dele alcança muito maior, tendo espectadores de todas as classes.
Bom, não vamos deixar de assistir Big Brother por isso, tenho certeza. Alguns acham até legal. Este é o nosso mundinho fechado, onde para “se divertir” vale tudo. Somos animais mesmo e acredite, não acho que merecemos ser chamados de racionais.

3 comentários:

  1. E viva o Ibope da putaria! ;)

    Foda-se a Faixa de Gaza!

    País de merda...

    AMO!

    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Caraca Irmãozinhoo!
    Você anda escrevendo bem pakas!
    e cheio de opiniões, ideias... olháa só!
    Meu orgulho sinto saudades!

    Beijos
    de sua nem tão lembrada amiga...
    Mireli Miller

    ResponderExcluir
  3. Eh verdade, nem tinha pensado por este lado de Big Zoo Brasil, mas concordo com cada palavra do seu texto. Parabéns guri.


    BJsss


    Tata

    =)

    ResponderExcluir