sábado, 7 de março de 2009

Até onde vão os limites do aceitável?




Religião. O tema é um dos mais controversos e polêmicos da humanidade. O que realmente fazer? No que realmente acreditar? Existe uma religião correta? Quem está por trás disso mesmo? Deus existe? São apenas alguns dos temas que assombram a sociedade do século XXI.
Bíblia. O grande mistério. Até onde o que foi dito é verdade? Até onde podemos utilizar aquele contexto? Quem pode afirmar que tudo ali é real?
Aborto. Polêmica. Tirar a vida de um ser que seria indesejado? Que absurdo! Mas e quando isso oferece um grande risco de vida? E quando se trata de algo repugnante, como o estupro? Vontade de Deus? Até onde vai essa vontade? Quais os limites dessa vontade e quais os limites do livre arbítrio?
Excomunhão. Quem tem o direito de tirar o direito de um fiel, seguir o que pensa?
O que podemos pensar?
Amarrado nessas perguntas, apenas acredito ainda mais que isso tudo é uma grande bagunça. O que fizeram conosco? Como podemos ser assim?
Uma historinha:
“Criança de 9 anos teve uma gravidez descoberta na semana passada, depois que ela reclamou de dores e foi levada a uma unidade de saúde. Os médicos classificaram a gestação de 15 semanas como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. Segundo os médicos, a mãe pediu para que o aborto fosse realizado.
O padrasto da menina foi preso, suspeito de ter abusado da garota e ser pai dos bebês que ela esperava. Ele deve ser indiciado por estupro. De acordo com a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos.
O arcebispo de Olinda e Recife excomungou a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto . Ao justificar sua ação, dom José Cardoso Sobrinho disse que, aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus.” [Postado no G1]
Uma opinião:
Em que mundo estamos? Excomunhão? O que é isso? Como que num momento em que mais precisamos acreditar que há um mundo superior onde tudo que vivemos aqui será compensado, a nossa “ligação” com esse mundo tem esse tipo de posição? Seria aceitável ver uma garota aos 9 anos de idade ser mãe de gêmeos, ou pior, morrer pois que corpo infantil teria condições de enfrentar uma gravidez. É proibida a utilização de anticoncepcional, de camisinha, fazer laqueadura ou vasectomia, mas não é proibido passar fome por ter inúmeros filhos, ou morrer com uma DST? Não é proibido dizer ao mundo que não houve o holocausto? Ou é permitido fechar os olhos diante dos casos de pedofilia que vêm crescendo entre os padres? Fechar os olhos diante do comércio que fazem em torno do nome do Deus? Diante de guerras como a do Iraque e a do Afeganistão? Que mundo é esse?
Apesar de para muitos religião ser algo indiscutível, creio que se há uma vontade de Deus, e se for como nos ensinaram, Ele não ia querer sofrimento. Um mundo cujo o nome de Deus está cada vez mais raro, precisa estar próximo a ele. Sei que muitos não fazem sua parte... mas e a Igreja? Faz?
Por ultimo apenas mais uma opinião: Religião sequer vai definir o que é certo ou errado, o que define é o seu ambiente e o seu verdadeiro interesse. Acredite ou não.

E uma pergunta? Essa postagem iria gerar uma excomunhão também? Ou será que estou possuído por algum espírito maligino?

Palmas para o circo do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário