domingo, 1 de março de 2009

O amanhã para o jornal impresso?

Adeus ano velho, feliz ano novo! Feliz década nova! Feliz século novo! É... os anos passam, e nós vamos deixando para trás coisas que hoje são apenas lembranças. Hoje... o que é afinal hoje? Passou, já foi ontem. Essa palavra traiçoeira que nos leva a largar o útil, que se torna inútil por uma nova parafernália, que era estranha a alguns anos atrás, ou ao menos caríssima.
Dentre todas essas nossas modernidades, temos o destino de um velho amigo e conhecido nosso: o jornal impresso. O que acontecerá com ele? Imagine-se numa banca de jornal (que talvez, nem tenha mais esse nome) daqui a uns vinte ou trinta anos. Calma! Não imagine-se sobrevoando num carro futurístico, segure-se em sua cadeira. O que será que vai haver lá? Sinceramente... não sabemos. Bolas de cristal, entrem em ação! Vamos supor...
Há pessoas que defendem que o jornal impresso, não deixará de existir, assim como o rádio não deixou de existir com a chegada da televisão. Porém, devemos pensar que a máquina de escrever, o disco de vinil, a fita cassete, o bip, e um monte de utensílios foram desaparecendo com o surgimento de modernas criações. A situação do jornal impresso é um pouco preocupante. Calma, não vamos nos alarmar... o fim não está tão próximo assim! Julgamos... o dia de amanhã pode ser o mais moderno da história e nem temos ciência. Mas... contando com o dia de hoje e nossas suposições, vamos aos fatos:
O jornal impresso conta com muitos adeptos, fiéis a sua leitura, geralmente, matinal, no bom e velho papel sujo.
A Internet atual, apesar de bastante evoluída, ainda não atinge toda a massa.
Dentre os muitos problemas da Internet (que provavelmente, serão resolvidos em breve), estão a qualidade da velocidade de conexão que ainda não é das melhores, os computadores portáteis, que diminuíram de preço, ainda não são acessíveis a grande parte da população. O custo para o uso da web nos aparelhos de celular é muito caro.
Quebrando algumas garantias, podemos imaginar que os mais fiéis ao jornal impresso, ainda são as pessoas mais velhas. Conforme pesquisa realizada nos Estados Unidos, oito em cada dez americanos entre 18 e 34 anos, não lêem jornal impresso. O atual leitor típico, que compra jornal todos os dias, tem entre 35 e 55 anos. Com o tempo, essas pessoas ficam mais velhas e conseqüentemente, mais alguns “fiéis” vão se perdendo.
Será que o jornal impresso vai mesmo acabar? Mais um dos nossos mistérios.
Antes é necessário entender que a nossa cultura já mudou há muito tempo. Os blogs evoluem a cada dia. O atual conteúdo da Internet é bastante resumido, porém, com uma possível mudança de cultura, esse conteúdo passará por mudanças também. O processo já foi iniciado, porém, nada muda da noite para o dia. É impossível prever uma data para o fim, já que é preciso ter muitas garantias de que o novo é suficiente, para enfim realizar uma substituição, isso em qualquer área. Falando de internet, creio que ainda não estejamos totalmente satisfeitos.
Com a modernização de aparelhos, custos serão altos no lançamento, porém, conforme cada ano que passa, as novas tecnologias vão ficando mais baratas o que gera maior acesso a população.
Apesar de muitos argumentos de diversas pessoas, arriscarem um possível fim do jornal impresso, o futuro ainda é incerto. Talvez, ocorra o mesmo que o rádio, talvez... é apenas mais uma suposição. Porém, os fatos apontam... o mundo se modernizou e aos poucos, o que era o passado vai sumindo.
Pode ser que o formato do atual jornal impresso mude, assim como já mudou bastante, porém, não há como prever com total certeza de como serão essas mudanças. Uma coisa é certa: o chamado mundo moderno chegou... estamos nos anos 2000 e muita coisa ainda irá mudar.
Vamos aguardar e ver o que acontece nos próximos capítulos de nossa história.
Mas, como sabemos... o futuro não nos pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário