quinta-feira, 9 de abril de 2009

E se é platônico?

O amor tem várias faces, mas e quando é algo impossível?

Não é necessário ser um romântico nato ou especialista em relacionamentos para dizer que o amor é algo complicado de se entender. Aos apaixonados, pode ser uma coisa boa, quando o mesmo é retribuído, porém, para algumas pessoas o sentimento pode ser algo negativo: É o caso do chamado “Amor Platônico”.

Conforme definição em matéria publicada na revista Marie Claire (número 116, novembro/2000), “é aquele amor que nunca se concretiza”, mas assim como o próprio termo amor, em sua simples concepção, é algo difícil de definir. A palavra platônico, vem de Platão, filósofo grego que imaginava dois mundos, um de idéias, o chamado mundo ideal onde tudo seria perfeito, e o mundo real onde tudo é limitado.

Mas afinal, o que seria o amor platônico? Para a psicóloga Marta Regina Monteiro de Souza, pode ser classificado como um “amor proibido”, aquele impossível de acontecer por diversos fatores.
É o caso da auxiliar administrativa, aqui chamada de Maria, por não querer revelar sua identidade. Maria se viu apaixonada por um professor de sua faculdade, logo no primeiro semestre. “Desde o primeiro dia gostei dele como pessoa, mas com o passar do tempo foi surgindo uma atração, foi emocionante e doloroso, porque eu sabia que éramos ‘hierarquicamente’ diferentes”, diz Maria. A mesma diz que chegou ao ponto de não prestar atenção na aula e sim no professor. Como um dos “sintomas” comuns do amor platônico, ela não conseguia nem falar com o mesmo, chegando a ficar tensa em vê-lo. Maria, acredita que não tem a mínima chance de envolver-se com o professor: “Acho que não existe mais essa de professor não sair com aluno, mas eu sei que no caso dele é diferente e ele não sairia”, completa.

Outro caso de aluna apaixonada por professor, ocorreu com a operadora de atendimento Letícia Rosa. Letícia, hoje com 23 anos, se apaixonou por seu professor de Geografia quando tinha apenas 11 anos. “Era aquela coisa infantil, mas posso dizer que foi o meu primeiro amor”. Letícia escrevia cartas de amor e as escondia, além de abandonar outras aulas para assistir a do professor. “Um dia teve uma festa junina na escola e ele apareceu com uma mulher, para mim o meu mundo desabou”, diz Letícia. Hoje ela aprendeu a superar o sentimento, mas confessa que caso houvesse interesse por parte dele ela aceitaria um envolvimento: “Mesmo ele sendo casado, ficaria com ele. Não se eu estivesse com outra pessoa, mas confesso que numa situação assim ficaria muito balançada.”

Alunos apaixonados por professores,é um dos exemplos mais clássicos de amores platônicos. “A proximidade, cria um laço que as vezes passa a ser mal interpretado por uma das partes, criando uma afeição acima do normal”, diz a psicóloga Marta Regina. Segundo ela, em casos extremos, o amor platônico pode causar perda da individualidade, da auto-estima, alienação e obsessão. “Em casos de obsessão, deve-se procurar uma ajuda médica, pois há perda do senso comum, e à partir daí o sujeito está pronto para cometer qualquer coisa.” A psicóloga ainda disse que é algo difícil de conviver, pois a sociedade julga pessoas com esse tipo de amor, porque prefere manter os sentimentos camuflados.

No amor platônico se tem a imagem da perfeição, o que pode causar grandes decepções em casos de envolvimento com pessoas. “A pessoa se torna tão perfeita para você, que o simples fato de ela te dar bola, já pode torná-la ‘imperfeita’, se há um envolvimento maior, o risco de decepção aumenta porque você nunca imaginou defeitos sobre aquela pessoa”, explica Marta Regina.
Complicado de se entender, difícil de lidar, são apenas algumas definições para o amor platônico. Porém, em casos como esses, o que vale é o bom senso. Tudo em excesso faz mal e essa regra vale para sentimentos. Portanto, qualquer manifestação que possa parecer fora a atitudes comuns, procure um médico especialista, pois isso pode tornar-se algo sério oferecendo sérios riscos psicológicos para o indivíduo.

O que você sentiu?


Já me senti muito mal. Cheguei a chorar nas férias porque não pude vê-la. Não nos falamos muito mas só fato de vê-la já me faz ficar melhor. Antes tinha certeza de que não ia dar certo, mas aprendi a ter confiança em mim.
Pedro*, 19 anos, estudante. Apaixonou-se por sua colega na escola.


Já fiquei tensa em vê-lo. Hoje é normal, mas antes não conseguia nem falar com ele. Ficava muda, gostava apenas de apreciá-lo, na verdade nunca me canso disso.
Maria*, 22 anos, auxiliar administrativa. Apaixonou-se por seu professor na faculdade.



Me apaixonava pela idéia de gostar dele, era bem aquela coisa de ‘menininha’, mas confesso que mesmo hoje, se ele me ‘desse bola’, isso me balancearia.
Letícia Rosa, 22 anos, operadora de atendimento. Apaixonou-se por seu professor aos 11 anos.


*Nomes fictícios. Os entrevistados preferiram não revelar suas identidades.

6 comentários:

  1. Amor platonico.. não sei se chega a ser meu caso, pois é um amor que já aconteceu, porém é um amor que há anos acabou, mas que permanece vivo em mim.. só em mim...

    =/

    ResponderExcluir
  2. Não sei se chega a ser platonico, mas eu não posso olha ele que meu coração bate forte, parece que tudo acabou só tem ele, e todo o tempo que eu posso eu fico olhando ele,fico olhando o orkut, falando pelo msn qualquer coisa,só para poder falar alguma coisa, penso nele 25hs por dia ai ai, que coisa complicada.

    ResponderExcluir
  3. É uma droga essa história de platônico!

    Simplismente, porque você não consegue demonstrar pra pessoa o que você realmente quer. De fato, é algo que você idealiza, acha que é o principe encantado e você é a bruxa. Foge de todas as lógicas e explicações... chega a ser ridículo !!!

    Talvez por isso que seja platônico... impossível... E muitas vezes torna-se impossivel porque você o torna impossivel para você mesmo !

    =/

    ResponderExcluir
  4. estou e sou completamente apaixonada pelo meu professor .. ele tem namorada .. eu ja a vi, nas piores circunstancias( eu estava na praia quando de repente vejo-o com ela, foi horrivel, nunca me esqueçerei!) .. eu tenho 13 anos e apaixonei me por ele no 7º ano e agora estou no 8º .. ha quase 2 anos que gosto dele .. nunca gostei tanto de uma pessoa e em tanto tempo !

    e o meu primeiro amor .. acho que vou ficar marcada para o resto da vida ..
    ele e lindo, querido, simpatico :) mas tem 15 anos a mais que eu .. :'(

    quando estou com ele o meu coraçao quase que me sai da boca ! so me aptece beija lo ! mas sei que esta errado e, tal como disseram neste blogue, temos HIERARQUIAS diferentes, alias MUITO DIFERENTES !

    o que me transtorna mais ainda e ele falar e "dar bola" para imensas raparigas la do colegio e, por vezes, eu ficar de parte .. apenas pq tenho vergonha de falar com ele ..

    alem disso, eu acho que no 7º ano, ele soube que eu gostava dele.. o que me envergonha mais ..

    quando estou no colegio, so espero que ele chegue o mais rapido possivel! mas quando estou em casa choro pq penso no facto de nunca o poder ter ao pe de mim ..

    ResponderExcluir
  5. Eu estou apaixonada pelo meu professor de física, ele tem 25 anos, e eu tenho 14 anos, ele é 11 anos mais velho que eu, eu estou na oitava, e ele sabe do meu sentimento por ele porque uma amiga contou em abril, e depois disto ele nunca mais foi o mesmo, o jeito que ele me olha é de desprezo, dá pra ver que ele me odeia muito por isso, e ele tem uma namorada bvem novinha, só de 17 aninhos, mas ele parece gostar mesmo dela, e é SUPER plâtonico o meu amor pra ele, o jeito que ele olha pra mim não é o mesmo que ele olha pras gurias lindas da minha sala e do ensino médio, eu me sinto um lixo, como se eu fosse a menina mais feia da face da terra, quando eu tenho aula com ele fico nervosa, quando vou falar com ele pra tirar duvidas, minhas pernas parecem que vão quebrar ao meio, e eu vou cair no chão, e quando ele passa por mim, meu coração despara dentro do peito, a minha vontade é de chorar quando a aula dele acaba, por mim eu ficava a manhã toda tendo aula com ele, algumas amigas minha falam pra mim esquecer ele, e outras falam que eu devo correr atrás, e são mundos diferentes, ele nunca vai olhar pra mim como ele olha pras gurias bonitas que são alunas dele também, e eu não gosto dele só porque ele tem um corpo bonito, sei lá é dificil explicar, o jeito dele, o sorriso, o modo como ele anda, TUDO, me chama a atenção, e ele está nem ai pra mim, me sinto uma merda!

    ResponderExcluir
  6. Tambem achu que to apaixonada pelo meu professor da facu, na verdade nao é paixão, é desejo de te lo somente pro sexo, mas ele nao quer nada comigo, e estou desesperada com a ideia, o que me deixa muito frustada em pensar que jamais irei realizar essa minha fantasia sexual.
    Eta troço complicado. rsrsrs

    ResponderExcluir